domingo, 30 de junho de 2013

História de Valdetário Carneiro é tema de livro-reportagem em TCC na UFRN

Valdetário Benevides, o 'Valdetário Carneiro', ganhou notoriedade pelos crimes que cometeu em 10 anos
A história do mecânico de automóveis José Valdetário Benevides, o 'Valdetário Carneiro', que nos anos de 1990 e início dos anos 2000 se tornou um dos assaltantes de banco mais perigosos do Nordeste, e que foi morto em confronto com a polícia em dezembro de 2003, foi transformada em livro-reportagem por dois alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O trabalho foi aprovado com a nota máxima nesta sexta-feira (28).
Paulo Nascimento e Rafael Barbosa apresentaram "Valdetário Carneiro: a essência da bala" como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Além de traçar o caminho do mecânico, nascido na cidade de Caraúbas (no Oeste do estado) em 1959, a obra também inclui um breve capítulo sobre a história de parte da família Benevides Carneiro, em especial os primos de Valdetário, que também foi envolvida com o crime.
"Buscamos contar através do livro a história do homem Valdetário, que é desconhecido do grande público, mostrando o que está por trás do mito criado tanto pela população como por parte da mídia na época", afirmou Rafael Barbosa.
José Valdetário, como conta o livro-reportagem, participou de uma série de assaltos a bancos em vários estados do Nordeste durante o fim da década de 1990 e o início dos anos 2000. Ele também orquestrou homicídios contra inimigos políticos de sua família, em especial integrantes da família Simião Pereira, como os médicos e irmãos João e Aguinaldo Pereira.
Ele ainda participou da segunda maior fuga da história da Penitenciária de Alcaçuz, quando em novembro de 2000 foi resgatado, junto com outros 29 homens, por integrantes de sua quadrilha. Os homens neutralizaram a segurança da unidade prisional utilizando metralhadoras de uso exclusivo das Forças Armadas. O trabalho ainda traz uma versão inédita da operação que resultou na morte do assaltante, no dia 10 de dezembro, em um sítio da zona rural de Lucrécia.
O plano dos dois alunos é de que o livro seja lançado, acrescido de mais informações, até o início do próximo ano, quando se terá completado dez anos da morte de Valdetário.

Fonte: Seridó 190

Vigia é preso com arma usada na morte do advogado Antônio Carlos

O setor de inteligência da Delegacia Especializada em Homicídios prendeu o Djalma Manoel dos Santos, de 61 anos. Ele foi preso em flagrante com um revólver calibre 38, no entanto, na casa do suspeito, os policiais, comandados pelo delegado Raimundo Rolim, encontraram outro revólver do mesmo, este teria sido usado na morte do advogado Antônio Carlos, em homicídio no início de maio.
Esta arma, de acordo com o próprio Djalma, foi vendida a ele por Lucas Daniel, o Lukinha, que já está preso e confessou ter matado o advogado Antônio Carlos. O vigia Djalma foi abordado em via pública, na avenida Olinto Meira, no bairro do Alecrim, quando estava indo trabalhar em uma bicicleta.
O local, inclusive, é próximo ao lava jato onde o Lucas Daniel já havia sido preso, no início de juhho. Diante do flagrante, o vigia Djalma foi conduzido para a Delegacia de Homicídios, onde foi autuado pelo delegado Rolim. Em depoimento, ele revelou que comprou o revólver usado na morte de Antônio Carlos pelo valor de R$ 1.500.
Após saber da prisão de Lukinha por envolvimento no crime, o vigia disse que ficou com medo e decidiu esconder o revólver. Após ser autuado, Djalma Manoel foi conduzido para o Centro de Detenção Provisória de Pirangi, onde ficará à disposição da justiça.

Fonte: Portal BO

Em Currais Novos Vítima de tentativa de assalto reconhece foragido como um dos responsáveis

NEGO NEM
Nossa reportagem recebeu a informação que uma vítima de tentativa de assalto na noite de ontem próximo ao IFRN reconheceu um dos acusados como sendo PEDRO DANIEL DOS SANTOS, VULGO CABECINHA, quem efetuou vários disparos que atingiram o veículo e deixaram seis perfurações.
A vítima acrescentou ainda, que foi abordado por três elementos que estavam numa motocicleta preta, provavelmente uma Honda, e que dois deles estavam armados e na recusa de parar o veículo efetuaram vários disparos que atingiram a lataria. Um moreno que estava com a outra arma pode ser o MANOEL ALANDSOM CLEMENTINO vulgo NEGO NEM também foragido. As informações já foram repassadas para a Polícia que continua as buscas aos fugitivos.

Fonte: 3ª CIPM de Currais Novos Por Sd PM J. Júnior

Proprietários Rurais vacinam rebanho na Zona Rural de Currais Novos contra a febre Aftosa


Neste domingo (30)  Proprietários rurais do Município de Currais Novos, vacinaram o rebanho contra a febre aftosa que terminou neste domingo. 
Na Fazenda Mirador do proprietário: José Wilson junto com amigos realizou mais uma etapa da vacinação.  
Os criadores devem levar ao Idiarn ou ao escritório regional da Emater a nota fiscal da compra da vacina para receber o reconhecimento oficial.

06 perigosos presos fogem do CDP de Currais Novos


Edição das Fotos: Marcos Silva
Seis perigosos presos que cumpriam pena no CDP (Centro de Detento Provisória) de Currais Novos fugiram por volta das 20h00 de ontem (29/06/13) cerrando uma das entradas de ar de uma das celas novas, recém construida.
A fuga só foi percebida na manha de hoje durante a passagem de serviço dos Agentes Penitenciários que fizeram a recontagem dos presos e perceberam a fuga. A Policia Militar já foi acionada e esta com todo o efetivo de serviço nas ruas, além de Policiais extras a procura dos detentos.
Fugiram: CABECINHA, DARIO, GASPARZINHO, NEGO NEM, WANDERSON E FELIPE DOUGLAS, todos considerados pela Policia como elementos de alta periculosidade.
A Policia conta com a ajuda da população para prender esses indivíduos, inclusive na noite de ontem, houve uma tentativa de assalto próximo ao IFRN em que um dos elementos chegou a efetuar vários disparos contra um veiculo que passava no local e acredita-se que ja tenha sido ao desses indivíduos que fugiram.
CABECINHA E NEGO Nem participaram do assalto ao bar das Primas e podem esta armados. Na ocasião foram vistos 05 revolveres pelas vitimas e a Policia apreendeu apenas um deles.
Qualquer informação que leve a prisão desses elementos pode ser repassada para 190 da Polícia Militar ou 3405-3209 Polícia Civil ou o próprio CDP 3431-2509 e sua identidade ser mantida em sigilo.

Fonte: 3ª CIPM de Currais Novos

Polícia Civil e MP/AC investigam ameaças à juíza do caso Telexfree

O Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC) e a Polícia Civil anunciaram, durante coletiva de imprensa realizada no final da tarde desta sexta-feira, 28, medidas investigatórias quanto a ameaças de morte à Juíza de Direito, Thais Khalil. Segundo denúncias, as referidas ameaças têm acontecido via internet e telefone e os acusados já estão sendo identificados. Segundo o Promotor de Justiça Danilo Lovisaro, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), todas as providências serão tomadas para coibir qualquer tipo de ameaça ou ato violento que venham atentar contra a integridade da Juíza que investiga o caso Telexfree.
Além da proteção da magistrada, Polícia Civil e Ministério Público conduzirão as investigações como forma de proteger o encaminhamento do processo e garantir que a autoridade das instituições públicas não sejam afetadas, como garantiu o Promotor de Justiça Rodrigo Curti: “O Ministério Público e a Polícia Civil não vão tolerar qualquer ameaça que tenha como intuito calar as instituições e atrapalhar as investigações”, conclui. Participaram da coletiva, os Promotores de Justiça Danilo Lovisaro e Rodrigo Curti; Delegado de Polícia Civil Nilton César Boscáro, da Delegacia de Combate ao Crime Organizado (DECCO); e Delegado de Polícia Civil Fabrizzio Sombreira.

Fonte: Marcos Felipe

sábado, 29 de junho de 2013

Identificado Detento do Pereirão que fugiu de viatura na tarde deste sábado em Caicó

Na Foto: Adriano Suélio (fugitivo)
Foi identificado como Adriano Suélio de Brito o detento da Penitenciaria Estadual do Seridó que fugiu no inicio da tarde deste sábado (29) de uma viatura da escolta penitenciaria do Pereirão de Caicó quando era levado para uma consulta médica no Hospital Regional em Caicó.
Adriano teria dito que estava doente e foi então levado para receber atendimento médico, só que ao chegar no meio do percurso entre o Bairro Vila do Príncipe e o Acampamento o detento que estava algemado conseguiu abrir o xadrez da viatura e fugiu entrando no mato nas proximidades da Ponte Nova do Rio Seridó não sendo mais localizado pela Policia e os agentes penitenciários que realizaram diversas buscas a procura do mesmo.
O detento que é de Caicó e responde por crimes de furtos e assaltos e estava vestindo na hora da fuga uma camiseta branca além de está algemado com um cinto para a parte da frente do corpo.

Fonte: Eduardo Dantas

Alecrim divulga nota sobre assassinato de funcionário do clube

O Alecrim Futebol Clube divulgou uma nota de pesar, após o assassinato de um de seus funcionários, o roupeiro Franklin Rodrigo Duarte do Nascimento, de 18 anos. O jovem foi morto a tiros, na madrugada deste sábado (29), no Parque Industrial, em Parnamirim. De acordo com a polícia, ele teria reagido a um assalto e foi baleado.
Confira nota:
É com extrema indignação e tristeza que a diretoria, comissão técnica, jogadores e funcionários do Alecrim Futebol Clube receberam a notícia do falecimento do jovem Franklin Duarte, mordomo da equipe profissional e sub-20, assassinado no Parque Industrial por consequência de um assalto.
Mais do que por suas atribuições profissionais, Frank fará falta por tudo o que representava dentro do departamento de futebol. Os dias do Alecrim Futebol Clube ficaram mais tristes.Frank era uma das figuras mais queridas da comissão técnica pelo seu jeito simples e ingênuo, mesmo em um meio de muita cobrança e obrigações. Praticamente o mascote entre outros funcionários muito mais velhos, não negava um sorriso e um cumprimento alegre a cada novo dia de trabalho. Apaixonado por carros, tinha como único luxo um celular comprado recentemente em algumas prestações, motivo do furto que terminou em tragédia.
O velório será realizado na manhã deste sábado (29), na igreja de Mãe Luiza e o enterro ainda não tem local definido.
O Alecrim Futebol Clube e todos que fazem parte desta instituição, que era uma segunda casa para Frank, deixam registrado o sentimento de pesar aos familiares e amigos.

Fonte: Portal BO

Usuários da Telexfree procuram DP de Caicó e registram desaparecimento de créditos

A Delegacia Regional de Policia Civil da cidade de Caicó começou a receber esta semana algumas pessoas com denuncias relacionadas ao caso que envolve a empresa Telexfree. O principal motivo da procura de pessoas de Caicó a Delegacia Regional está ligado ao suposto desaparecimento de créditos de suas contas com a empresa. Na Delegacia de Caicó foram registrados esta semana pelo menos três casos da mesma natureza.
Através da imprensa nacional advogado da Telexfree, Horst Fuchs, isentou a empresa de culpa no caso e disse que a subtração de créditos acontece por descuido de divulgadores que compartilham suas senhas e também por divulgadores que agem de má fé.
Para o advogado da empresa, Horst Fuchs, a empresa não tem participação na subtração dos créditos. De acordo com o advogado, esta é uma situação causada pelos próprios divulgadores. "Nenhum desses casos podem ser imputados a Telexfree.
O fato de pessoas diferentes acessarem a mesma conta causa o problema. Os divulgadores, as vezes, têm entregado a senha para várias pessoas, e elas acabam realizando a subtração. É a mesma coisa que emprestar um cartão de crédito a uma pessoa e dar a ela a senha e depois alegar que há saques indevidos da minha conta e o banco terá que responder por minha conduta negligente, isso não existe", frisou.
Fuchs também frisou que há casos em que os divulgadores agem de má fé. "Nós já tivemos situação de um divulgador ter desviado créditos para outra conta e ele mesmo alegar que houve fraude, e depois ele vir se retratar. A pessoa lesada, que alega a subtração precisa ir a delegacia registrar um boletim de ocorrência. Em seguida nós pegamos o BO, rastreamos o destino do valor e bloqueamos aquele valor na conta de quem recebeu. Chamamos a pessoa que recebeu para que ela comprove a origem dos créditos. Se preciso, a gente marca uma conciliação entre os divulgadores. A empresa não tem nada a ver com as subtrações", apontou.

Fonte: Eduardo Dantas

Policial Militar descobre que sua filha estava sendo molestada e mata suspeito em Ipueira/RN

Um fato trágico marcou e assustou os moradores da pequena cidade de Ipueira nas primeiras horas deste sábado (29). Um crime de homicídio ao que tudo indica motivado pela defesa da honra, acordou toda a comunidade e trouxe a tona uma história terrível. 
Segundo as primeiras informações o Cabo da PM conhecido como Santos, teria descoberto que um indivíduo da cidade, por sinal seu amigo, que tem o apelido de João da Perua, molestava sua filha desde quando a mesma tinha 10 anos (hoje a garota já tem 13). 
Enfurecido com a descoberta desta triste notícia, por volta da meia noite desta sexta-feira o cabo foi até a residência do seu "amigo" e sem muita conversa deferiu alguns disparos de arma de fogo contra o mesmo, que inclusive estava deitado dormindo. 
João da Perua foi socorrido para a cidade de Patos na Paraíba, onde foi atendido no Hospital daquela cidade mas não resistiu aos ferimentos vindo a morrer na manhã deste sábado. Segundo testemunhas durante seu socorrimento ele conversou com populares e a todo momento negava que teria praticado o fato contra a filha do militar. 
O PM se entregou prontamente a policia local, sendo conduzido para delegacia de Policia Civil onde foi feito o flagrante, comunicado ao oficial de dia do 6º BPM que conduziu o mesmo para a sede do batalhão da PM onde se encontra nesse momento recolhido a disposição da justiça da comarca de Caicó. 

Fonte: Niltinho Ferreira

Hospital Mariano coelho ganha uma Alto clave para o centro cirúrgico

O hospital regional de Currais Novos acabou de recebe um importante equipamento para aquela unidade de saúde, um novo "Auto Clave" para o centro cirúrgico do hospital, com apoio do governo do estado, e empenho do ex-prefeito Geraldo Gomes, do diretor do IPEM-RN Carlson Gomes, e aos "Novos" diretores do referido hospital.
Na ultima segunda-feira (24 de julho) em reunião na secretaria estadual com o Secretario de saúde, ele deixou claro que a Governadora Rosalba Ciarline tem o objetivo de investir no hospital Regional de Currais Novos com isto foi solicitado um autoclave novo e moderno pois já se faz necessário devido as cirurgias que acontecem, o secretario prontamente atendeu a solicitacão e autorizou o pedido que neste sábado o equipamento chegou ao hospital.
O autoclave um equipamento esterilizador horizontal para esterilizacão por vapor saturado automático e da marca Baumer. O equipamento custou mais de R$ 115.000,00 ao governo do estado e a mais de 10 anos não chegava um equipamento novo deste porte de grande importância ao hospital de Currais Novos.

Fonte: Josean Dantas

Homem vai olhar vizinha e leva tiro

Um indivíduo subiu no muro de sua residência para olhar a vizinha tomando banho e levou um tiro na perna disparado pelo marido da mulher. O fato ocorreu nesta sexta feira (28) no conjunto Wilson Rosado, em Mossoró. Francisco José Marcolino, 25 anos de, foi socorrido e levado para o Hospital. Segundo informações, Francisco já apanhou várias vezes por cometer atos como este.

Fonte: Jarbas Rocha

Terceira tentativa de homícidio esta semana em Currais Novos

Mais uma tentativa de homicídio aconteceu nesta Sexta-feira (28/06). Por volta das 23h José Leandro da Silva, 20 anos, Residente na Rua do Ferro, Bairro JK, Currais Novos ele foi alvejado por vários disparos de arma de fogo por 2 elementos em uma moto preta próximo ao Ginásio: Elisão no Bairro Paizinho Maria. 
A Polícia Militar foi acionada e rapidamente compareceu ao local e vendo que a vítima estava muito ferida não esperou pela equipe do Esquadrão Resgate e rapidamente conduziu a vítima até o Hospital Regional na própria viatura da PM.
Já no Hospital José Leandro contou que estava na calçada de uma casa junto com amigos no Bairro Paizinho Maria festejando o São Pedro, quando foi surpreendido por 2 elementos em uma moto Kasisnk de cor preta que parou próximo e um dos elementos efetuou vários disparos de arma de fogo no mesmo. 
Dos vários disparos 3 atingiram a vítima: um na coxa direita em que a bala ficou alojada, o segundo disparo transfixou a coxa esquerda, e o terceiro disparo atingiu o pé esquerdo onde a bala ficou alojada. José Leandro recebeu atendimento médico e encontra-se em observação.
José Leandro contou a PM que conseguiu identificar o autor dos disparos. Quando perguntado o nome, José Leandro disse que o conhecia por Dedé. A Polícia Militar está em campo na busca dos 2 elementos.
Somente nesta semana esta já é o terceira tentativa de homicídio registrada em Currais Novos.

Fonte: Esquadrão Resgate

PM prende vândalos e apreende vasto material durante #RevoltadoBusão em Natal


De acordo com a Polícia Militar, até as 16h30 desta sexta-feira (28), oito pessoas foram detidas e foram apreendidos coqueteis molotov, estilingues, bolas de gude, rojões e até um escudo de madeira.
Três vândalos já foram identificados. São eles: Fernando Vieira Barbosa, de 22 anos, que portava três rojões, e Luna Dalla Rosa Carvalho, de 22 anos, que estava com uma garrafa com um litro de gasolina, uma corda, caixa fósforo, várias pedras em um saco e um capacete, e um adolescente de 16 anos.
O menor estava com nove bombas, sendo quatro caseiras e cinco menores, sem grande poder de destruição. Além disso, também portava um escudo de madeira, uma garrafa de vinagre e um capacete de motocicleta. De acordo com a PM, um dos apreendidos foi identificado como sendo filho do vereador Marcos do Psol.
Todo o material foi recolhido, assim como o restante do material apreendido com outras quatro pessoas, que está sendo levado para a 1ª DP.

Fonte: BG

Ministério da Justiça anuncia abertura de processo contra Telexfree

O Ministério da Justiça informou nesta sexta-feira (28) que o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) da Secretaria Nacional do Consumidor instaurou processo administrativo contra a empresa Telexfree (Ympactus Comercial LTDA) por indícios de formação de pirâmide financeira.
Segundo o ministério, a empresa estaria ofendendo os princípios básicos do Código de Defesa do Consumidor, como o dever de transparência e boa-fé nas relações de consumo, além de veiculação de publicidade enganosa e abusiva.
"O DPDC recebeu no início do ano denúncias de vários órgãos estaduais do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, principalmente do Procon e Ministério Público do Acre. O DPDC oficiou diversos órgãos, inclusive a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Banco Central, Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda e Conselho Administrativo de Defesa Econômica", informou a pasta, em comunicado
Entenda a suposta fraude
O que é a Telexfree?
A empresa Ympactus Comercial Ltda. ME, conhecida pelo nome fantasia Telexfree, com sede no Brasil no Espírito Santo, diz atuar com prestação de serviços de telefonia VoIP (por meio da internet)
Divulgação do produto
Para tornar o serviço conhecido, a empresa vende pacotes a "divulgadores", que compram e revendem contas e "recrutam" novos revendedores. A divulgação é feita principalmente pela internet.
Compra de direito
Para tornar-se um divulgador, o interessado precisa pagar uma taxa de adesão e comprar os pacotes de contas, que custam a partir de US$ 289. Ele convence outras pessoas a participarem, que também investem dinheiro, e proporcionam comissão a quem convidou.
'Pirâmide Financeira'
Avaliações do MPF e do Ministério da fazenda apontam que a atividade comercial da empresa não é sustentável no longo prazo e evidencia prática conhecida como "pirâmide financeira", o que é considerado crime contra a economia popular
Investigações
O caso é investigado pelos MPs de ao menos 7 estados (Acre, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina)
"A prática de esquemas de pirâmides, além de crime, acarreta danos irreparáveis aos consumidores. As empresas que incorrerem nessas práticas também serão sancionadas com base no Código de Defesa do Consumidor", disse Amaury Oliva, diretor do DPDC.
Caso seja confirmada a violação aos direitos e garantias previstos no Código de Defesa do Consumidor, a empresa poderá ser multada em mais de R$ 6 milhões, segundo o governo.
Telexfree nega pirâmide ou fraude
Procurado pelo G1, o advogado da empresa, Horst Fuchs, negou qualquer ocorrência de fraude ou prática de pirâmide financeira.
"Vamos nos defender e colaborar com todas as investigações, como sempre fizemos, para mostrar que o que a Telexfree faz não é pirâmide e sim marketing de rede", disse o advogado. "Já faz um ano que a empresa está sendo investigada, mas a questão é que não há no país uma legislação que trate de marketing de rede. Por isso, exortamos que o Congresso legisle sobre esta matéria", acrescentou.
Segundo ele, "a venda de pacotes de telefonia VoIP conta com a indicação de consumidores que são remunerados à exata medida de novos consumidores" e que "a recompensa é resultado da indicação e não da adesão". "O marketing multinível, quando remunera sobre o consumo e não sobre o valor das adesões, não configura, obviamente, uma pirâmide financeira", explicou Fuchs, em entrevista ao G1, em março.
Fuchs disse entender que "a Telexfree não realiza vendas premiadas, pois todos os que indicam consumidores, e também estes, realizam a compra de contas VoIP, gerando bonificações aos que indicaram".
A Telexfree afirma não fazer captação antecipada, não sendo, por isso, obrigada a ter autorização da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) para atuar. A empresa diz ainda que "não pratica a venda de bens ou serviços, motivo pela qual não necessita obter autorização de atividades de comércio" e que a entrega das contas VoIP "é efetuada diretamente pela Telexfree dos Estados Unidos aos consumidores em qualquer lugar que se encontrem".
A empresa incentivo à economia informal, assinalando que informa à Receita Federal a renda das pessoas físicas. A Telexfree assinala ainda que que o divulgador, ao assinar o contrato, "está ciente dos termos da atuação e de quanto receberá por ela".
Investigação penal no Acre
No Acre, o Ministério Público instaurou inquérito para apurar se as atividades da Telexfree envolvem práticas de crimes contra a economia popular, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
Agora, a Telexfree passou a ser investigada também na esfera penal. Segundo o promotor da Gaeco, Danilo Lovisaro, o material levantado pelo MP/AC deu base para a composição do inquérito policial.  A documentação foi encaminhada para a delegacia de Combate ao Crime Organizado, na última sexta-feira (21).

Fonte: Globo.com

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Adolescentes assaltam ônibus usando facão e acabam apreendidos

Um adolescente de apenas 13 anos e outro de 16 realizaram um assalto a ônibus, na noite desta quinta-feira (27), mas acabaram apreendidos pouco tempo depois. Os suspeitos estavam em uma mobilete e um deles usou um facão para amaçar as vítimas. O crime aconteceu por volta das 20h. O soldado Wilson, do 9º Batalhão da Polícia Militar, disse ao Portal BO que a viatura estava em patrulhamento quando se deparou com os dois adolescentes na motocicleta. Ao serem abordados, eles estavam com o facão e com o dinheiro que havia sido roubado do ônibus, cerca de R$ 50. O flagrante foi feito no Bom Pastor e a dupla tinha realizado o crime no KM 06. Os dois aproveitaram que o ônibus estava parado e um dos suspeitos, o adolescente de 16 anos, entrou no veículo com o facão. Ele ameaçou cortar o pescoço do motorista e da cobradora caso alguém reagisse. O outro adolescente de 13 anos ficou na mobilete para agilizar a fuga. O ônibus assaltado é da linha 08, da Guanabara, que faz o percurso Mirassol-Redinha. Após a apreensão, os adolescentes foram levados para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, bem como as vítimas foram registrar o Boletim de Ocorrência. A cobradora Janete Silva chegou a chorar assustada com a situação. Ela disse ao Portal BO que este é o terceiro assalto sofrido por ela. Já o motorista Cláudio Santos comentou que já foi assaltado cinco vez e que não aguenta mais. Inclusive, ele declarou que irá pedir demissão do trabalho.

Fonte: Portal BO

Deputado Natan Donadon se entrega, informa Polícia Federal

O deputado federal Natan Donadon (RO) se entregou à Polícia Federal de Brasília no fim da manhã desta sexta-feira (28). A informação foi dada inicialmente pela assessoria do parlamentar e depois confirmada pela assessoria da PF.
Ele é o primeiro parlamentar que no exercício do cargo teve prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde a Constituição de 1988.
Donadon está sem partido porque nesta quinta-feira, foi expulso pelo diretório do PMDB em Rondônia. Na Câmara dos Deputados, responde a processo de cassação do mandato.
De acordo com a assessoria da Polícia Federal, Donadon se entregou à polícia na L2 Sul, uma avenida de Brasília. A assessoria informou que ele decidiu se entregar no meio da rua porque não queria ficar exposto ao constrangimento de aparecer diante de jornalistas na porta da Superintendência da PF. De acordo com a assessoria, o parlamentar telefonou e indicou o local onde estava.
Segundo Tatiana Soares, assessora do deputado, foram ao encontro de Donadon o superintendente da PF no Distrito Federal, Marcelo Mosele, um delegado e dois agentes.
Tatiana Soares afirmou ainda que o deputado foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para exame de corpo de delito. A assessoria da Polícia CIvil do Distrito Federal, responsável pelo IML, não confirmou a informação.
O deputado deve ser levado para a custódia da Polícia Federal, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A expectativa é de que ele fique na penitenciária, já que a ministraCármen Lúcia decidiu que a pena será cumprida em Brasília.
Durante toda a quinta-feira, a PF realizou buscas e monitorou vários pontos de Brasília, e também pessoas ligadas a Donadon. A equipe de buscas foi reforçada e agentes procuraram o parlamentar em Porto Velho e Vilhena, em Rondônia.
Condenado a 13 anos
Donadon foi condenado em 2010 pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos de prisão por peculato e formação de quadrilha, mas recorria em liberdade. Na quarta (26), o Supremo negou o último recurso possível e expediu o mandado de prisão.
Donadon foi considerado culpado pelo Supremo em outubro de 2010 por supostamente liderar uma quadrilha que desviava recursos da Assembleia Legislativa de Rondônia.
Os desvios teriam ocorrido entre 1995 e 1998, num total de R$ 8,4 milhões. A condenação pelo Supremo foi decidida por 7 votos a 1, com pena de 13 anos, 4 meses e 10 dias de prisão em regime fechado, além de multa.
Advogado contesta decisão
O advogado do deputado, Nabor Bulhões, afirmou na última quarta que discorda da posição tomada pelo STF. Para ele, a pena do deputado não poderia ser diferente da de outros réus condenados pelos fatos em outros tribunais.
"Não se pode manter uma condenação definitiva, de alguém que é partícipe, a uma pena de 13 anos, quando os autores foram condenados a quatro anos com a conversão da pena restritiva de liberdade em restritiva de direitos", disse.
Natan Donadon foi condenado pelo STF em 28 de outubro de 2010. Um dia antes, no dia 27, ele renunciou ao mandato que exercia. Ele, porém, já estava eleito para um novo mandato e tomou posse em 2011.
Se for aprovado na comissão, o processo de cassação segue para o plenário da Câmara, que decide se decreta ou não a perda do mandato.Mandato de deputado
Apesar de estar preso, Natan Donadon continua deputado federal. Ele é alvo de processo na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados que pode levar à cassação de seu mandato.
A perda do cargo será decidida na Câmara, uma vez que, durante o julgamento de Natan Donadon em 2010, os ministros não discutiram a questão. No caso do processo do mensalão, porém, o STF decidiu pelas cassações dos mandatos dos parlamentares condenados, sem necessidade de votação na Câmara.

Fonte: G1 

Prefeito de Lagoa Nova participa de seminário do TCE na capital

O prefeito de Lagoa Nova João Maria Assunção participou nos dias 26 e 27 ultimo na capital do estado do seminário “Práticas de uma gestão municipal responsável” promovido pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE e FECAM. A intenção é a de mobilizar prefeituras quanto à necessidade de garantir o acesso as informações e ao portal da transparência pela população em geral. Acompanharam o prefeito a Secretária de Administração Joagra Rayane e o Digitador da prefeitura Helton Cícero. Atento a as novas normas de transparência em recursos públicos, a prefeitura de Lagoa Nova já se antecipou e já disponibiliza desde o mês de abril informações relativas aos gastos públicos e licitações no site http://www.gdip.com.br/home.xhtml. Segundo o prefeito João Maria que é contador, a gestão de Lagoa Nova trabalha com parâmetros para que a gestão municipal possa garantir o máximo de cristalinidade na aplicação dos recursos municipais. Desde que assumiu a prefeitura, a atual gestão vem proporcionando agilização ao pagamento de folhas de pagamento a funcionários e fornecedores, além de aprimorar mecanismos de apoio financeiro na secretaria de finanças para maior apoio controle aos gastos públicos municipais.

Em Currais Novos, juiz entende que rede social pode ser usada para expor falha de montadora

 
Um perfil nas redes sociais, demonstrando a falha nos procedimentos com um cliente, foi definido como parte da condenação imposta a uma montadora de automóveis, caso não seja cumprido o que foi determinado na sentença do juiz Marcus Vinícius Pereira, titular da comarca de Currais Novos. A sentença se refere ao processo nº 0000488-22.2011.8.20.0103, o qual narra que um cliente adquiriu uma caminhonete, que, mesmo nova, apresentou um defeito na tampa. Depois de várias idas de Currais Novos para a concessionária, em Natal, o problema nunca foi resolvido, segundo os autos do processo.
“Realizada inspeção judicial, o defeito foi detectado. A tampa da carroceria sempre abria. Na sentença, foi determinado o pagamento de valor para o autor comprar outro veículo e indenização por danos morais”, destaca o juiz.Caso a filial brasileira não entregue o valor no prazo fixado, será criado um perfil no Facebook e no Twitter, narrando todo o histórico do processo, nos termos do artigo 461, parágrafo 5º, do Código de Processo Civil.
“A medida visa dar conhecimento a outros consumidores do pós-venda, bem como compelir a montadora a cumprir a obrigação no prazo legal, possibilitando, assim, ao consumidor, adquirir outro veículo no prazo mais curto possível, o que representa a celeridade da Justiça”, avalia o magistrado Marcus Vinícius.
 
Fonte: Marcos Dantas

Sem segurança, maior penitenciária do RN transfere 45 estupradores

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, voltou a ser alvo de intervenções judiciais em razão da falta de segurança no local. Nas últimas semanas, 45 presos condenados por estupro foram tirados de suas celas e transferidos para o Presídio Estadual de Parnamirim, o PEP. As remoções foram determinadas pelo juiz Henrique Baltazar, titular da Vara de Execuções Penais do Rio Grande do Norte, que também autorizou a transferência de todos os presos que necessitam de atendimento médico. Segundo o magistrado, a unidade também não tem condições de cuidar de presos doentes. Para estes, as transferências vêm ocorrendo quase que diariamente e não há um número exato de quantos já foram e ainda serão removidos.
Alcaçuz foi inaugurada há 15 anos e, quando erguida, chegou a ser considerada pelo Estado como unidade de segurança máxima. Fica em Nísia Floresta, na Grande Natal, e passou dois meses interditada no ano passado por condições degradantes de estrutura. O G1 tentou contato com o secretário estadual da Justiça e da Cidania (Sejuc), Júlio César Queiroz, mas o telefone dele estava desligado. A assessoria de imprensa da Sejuc também não conseguiu falar com o secretário. Coordenador do sistema penitenciário, Castelo Branco não atendeu ou retornou as ligações.
Em 19 de abril deste ano, o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), esteve em Natal e foi a Alcaçuz. Na ocasião, ele criticou o sistema penitenciário potiguar. De acordo com ele, “as unidades prisionais do estado não respeitam padrões mínimos de dignidade humana”. Barbosa visitou o estado para avaliar os resultados obtidos no mutirão carcerário realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça do RN (TJRN). “A situação é caótica. A situação do sistema do Rio Grande do Norte é uma das mais graves do País”, acrescentou o ministro."Alcaçuz não tem condições de abrigar presos que cometeram crimes sexuais ou de violência contra mulheres. No mês passado, houve um incidente grave, uma briga muito grande, porque a maioria dos internos não aceita conviver com estupradores", explicou o magistrado. Baltazar também acumula a função de corregedor da penitenciária.
A diretora de Alcaçuz, Dinorá Simas, confirmou ao G1 que a penitenciária não receberá mais condenados por crimes de violência sexual ou homicídios contra mulheres. “Foi feito um acordo com o PEP e mandamos todos estes presos para lá. De agora em diante não receberemos mais nenhum preso por estes tipos de crime”, afirmou. Entre os transferidos, ainda de acordo com Dinorá, está o ambulante Osvaldo Pereira de Aguiar. Em 2011 ele foi condenado a 41 anos de prisão por matar e esquartejar em 11 partes a adolescente Maisla Mariano Moura dos Santos, de 11 anos. O crime aconteceu na zona Norte de Natal em maio de 2009, chocou a sociedade potiguar e até hoje é considerado pela polícia como um dos mais brutais da história recente do Rio Grande do Norte.
“Os suspeitos por crimes desta natureza que ainda não foram julgados ficarão no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Parnamirim. E os já condenados, serão custodiados no PEP, onde foi criada uma ala só para ele”, reafirmou o juiz Henrique Baltazar.
Trabalhador da fábrica de cartuchos, 'Maníaco da Bicicleta' vai ficar em Alcaçuz
Ele ficou conhecido em todo o Rio Grande do Norte como o 'Maníaco da Bicicleta'. Misael Pereira da Silva, condenado a mais de 100 anos por ter abusado sexualmente de 13 meninas e matado uma delas de forma cruel no anos de 1990, ele é o único estuprador a permanecer em Alcaçuz. A diretora da penitenciária explicou que Misael não foi transferido com os demais porque ele trabalha na fábrica de cartuchos de impressora que funciona na unidade e, por esta razão, tem o privilégio de não dormir nos pavilhões juntamente com outros presos. “Ele fica sozinho, isolado no prédio onde antigamente funcionava o setor médico”, disse Dinorá Simas.
Alcaçuz
A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada no município de Nísia Floresta, na Grande Natal, possui hoje 749 homens, além de outros 350 detentos que estão custodiados no Pavilhão Rogério Coutinho Madruga (Pavilhão 5), anexo da unidade. A penitenciária foi liberada para receber novos presos em outubro do ano passado, após passar dois meses interditada pela Justiça em razão da falta de estrutura física e deficiência na segurança. 
 
Fonte: G1 RN

Dois são presos após perseguição no Planalto

uma perseguição policial, no bairro Planalto, zona Oeste de Natal. A dupla estava em atitude suspeita e tentou fugir da abordagem dos policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam). Um deles chegou a puxar pistola e apontar contra os policiais.
Os dois suspeitos foram identificados como Ilton Ferreira de Meneses, de 26 anos, mais conhecido como Geleia, e Miguel Gomes da Silva Júnior, de 23 anos, conhecido pelo apelido de “Urêia”. A dupla, de acordo com a polícia, estava em uma motocicleta Honda 600 cilindradas.
Geleia e Urêia foram vistos na rua Dom Helder Câmara, em atitude suspeita. Os policiais então tentaram fazer uma abordagem, mas a dupla começou a fugir na motocicleta. Em determinado momento da perseguição, Urêia teria sacado uma pistola e apontado contra os policiais militares.
A dupla acabou sendo cercada e foi presa. Geleia é bastante conhecido da polícia e se defendeu dizendo que a arma encontrada com ele era pra sua defesa e que era apenas viciado em maconha. Já Urêia negou tudo. Os dois foram conduzidos para o 11º Distrito Policial.

Fonte: Portal BO

Jucurutu: Mulher tenta suicídio esfaqueando o próprio pescoço


Na manhã desta quinta-feira, 27, foi registrada uma tentativa de suicídio em Jucurutu, O fato se deu na Rua Manoel Pereira da Cruz, por trás da pousada do Teco, quando uma mulher, identificada por Guiomar Moura Gomes, vulgo “Jojoba”, 50 anos, sacou de uma faca peixeira e golpeou o seu próprio pescoço. Policiais Militares estiveram no local e buscaram informações sobre o que teria motivado a tentativa de suicídio. Populares informaram que não sabem ao certo, mas a vítima estava sofrendo de depressão e isso pode ser o motivo que levou Jojoba a tentar tirar sua própria vida.
A vítima foi socorrida para o Hospital de Jucurutu, de onde foi transferia, às pressas, para a Cidade de Currais Novos, onde passará por procedimentos médicos. O estado de saúde da vítima é considerado grave, tendo em vista a região do pescoço que foi atingida e a quantidade de sangue que ela perdeu.

Fonte: PM de Jucurutu

CNJ determina aposentadoria compulsória de Osvaldo Cruz e Rafael Godeiro

Durante quatro horas, relator Jorge Hélio descreveu a responsabilidade dos dois desembargadores sobre os desvio de recursos.
Por unanimidade conselheiros decidiram pela aposentadoria dos dois desembargadores potiguares.
Em sessão extraordinária, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a aposentadora compulsória dos ex-presidentes do Tribunal de Justiça do RN, Rafael Godeiro e Osvaldo Cruz, ambos acusados de envolvimento no esquema de desvio de precatórios pela ex-servidora Carla Ubarana.
Durante mais de cinco foram descritos todos os fatos relacionados à responsabilidade dos dois desembargadores quanto a gestão e fiscalização dos recursos desviados irregularmente que totaliza mais de R$ 14 milhões.
Jorge Hélio pediu o envio dos áudios da audiência ao Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para investigação do ato de improbidade administrativa.
Durante a sessão os conselheiros entenderam que no caso do desembargador Rafael Godeiro que já havia se retirado pela aposentadoria antes do processo administrativo ser iniciado, podem haver novos processos administrativos em razão de atos irregulares cometidos durante sua administração.
“Os dois incorreram em ato de improbidade administrativa . Faltou no mínimo cautela e controle sobre o pagamento de precatórios. Eles podem inclusive sofrer um novo processo administrativo por um novo exercício ilícito durante suas gestões”, declarou o relator.

Fonte: Portal no Ar

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Carro da TV Diário é queimado em Fortaleza, e 84 são detidos

Após uma hora de manifestação pacífica, uma minoria radical entrou em confronto com a polícia no entorno do estádio Castelão, na tarde desta quinta-feira (27). De acordo com o major Valetim, que monitora o protesto, essa foi a manifestação mais violenta desde o início dos protestos em Fortaleza. “A gente sabe que a maioria vem em paz, mas infelizmente sempre se infiltram os baderneiros e começa isso”, diz o major.
Cerca de mil se concentraram a 700 metros do Castelão, onde jogam Espanha e Itália pelas semifinais da Copa das Confederações. O grupo foi barrado por um fileira de policiais, que impedia a passagem dos manifestantes até o perímetro que a Fifa determina como limite.
Pelo menos três veículos da imprensa foram total ou parcialmente destruídos. Um carro da TV Diário, de Fortaleza, foi incendiado. Um ônibus que levava torcedores ao estádio foi depredado e deixou pelo menos duas pessoas feridas.

Fonte: Lindomar Rodrigues