sábado, 30 de abril de 2016

LAGOA NOVA: HOMEM ESFAQUEIA OUTRO DURANTE BEBEDEIRA NA COMUNIDADE BURACO DE LAGOA

ACUSADO
VÍTIMA
Por volta das 17h40min desse Sábado (30/04/16) Policiais Militares da cidade de Lagoa Nova, sob o comando do SGT Brazão, faziam um patrulhamento de rotina pela zona rural, mais precisamente na Comunidade Buraco de Lagoa, quando foram procurados por populares que relataram que um homem teria sido esfaqueado durante uma bebedeira em um bar daquela localidade. A viatura estava próxima ao local, rapidamente foi feito o deslocamento sendo encontrado a vítima (Thiago José de Araújo, 27 anos, residente naquela comunidade) com uma perfuração nas costas e o acusado (Estandislau Raimundo de 41 anos) que foi preso.
Os envolvidos na ocorrência apresentavam sintomas de embriaguez. A vítima foi conduzida pela PM até a unidade de saúde de Lagoa Nova onde recebeu atendimento médico e foi liberado. O acusado foi ouvido e responderá por lesão corporal.

Fonte: Sd PM J. Júnior com Informações dos Policiais de Lagoa Nova

Governador do RN faz mudanças nas secretarias de Justiça e Administração

Wallber Vrigolino, secretário de Administração Penitenciária da Paraíba  (Foto: Jorge Machado/G1)
Wallber Virgolino, que assume a Sejuc, foi secretário de Administração Penitenciária da Paraíba (Foto: Jorge Machado/G1)
O governador do Rio Grande do Norte determinou novas mudanças na equipe de auxiliares. Neste sábado (30), Robinson Faria anunciou o nome do delegado de Polícia Civil paraibano Wallber Virgolino da Silva Ferreira para assumir a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc). Assim, Cristiano Feitosa deixa a Sejuc para assumir a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), em substituição a Marcelo Marcony Leal de Lima.
Na sexta-feira (29), o governador já havia anunciado os nomes das novas secretárias de Educação (Cláudia Santa Rosa) e Saúde (Eulália Albuquerque Alves).
Delegado
Wallber Virgolino da Silva Ferreira tem 37 anos e é formato em Direito pelo UNIPÊ de João Pessoa. É delegado da Polícia Civil da Paraíba há 11 anos, especialista em segurança pública, em ciências criminais, gestão pública e prisional e especialista em inteligência policial. Atuou no Grupo de Operações Especiais - GOE da PC/PB. Foi advogado militante da OAB/PB, professor da Escola Penitenciária da PB, Tutor Senasp, Corregedor Geral do Detran-PB, delegado da DHPP-PB, Secretário de Administração da Prefeitura de Coremas-PB, Secretário de Justiça e Cidadania da PB e Delegado Seccional de Polícia Civil da Região do Brejo na PB.
A Sejuc não vive um bom momento. E faz tempo. Em março de 2015, após uma série de rebeliões em várias unidades prisionais do estado, o governo decretou estado de calamidade pública e pediu ajuda à Força Nacional. Para a recuperação de 14 presídios, todos depredados durante os motins, foram gastos mais de R$ 7 milhões. No entanto, o sistema permanece em crise. Seis meses depois, o decreto de calamidade foi prorrogado por mais 180 dias e a permanência da Força Nacional também renovada.
Já no dia 17 de março deste ano, o governo do Rio Grande do Norte voltou a renovar o decreto de calamidade no sistema prisional potiguar. A renovação da calamidade, por mais seis meses, foi assinada pelo governador Robinson Faria. O documento diz que a renovação tem por objetivo "legitimar a adoção e execução de medidas emergenciais que se mostrarem necessárias ao restabelecimento do seu normal funcionamento".
Fugas
Além das unidades depredadas e da superlotação, as fugas também se tornaram um problema constante para o Estado. Somente este ano, 185 detentos já escaparam do sistema prisional potiguar. A média é de 11 fugitivos por semana.

Fonte: G1/RN

TENTATIVA DE HOMICÍDIO FOI REGISTRADA NA CIDADE DE LAGOA NOVA

Por volta das 02h30min da madrugada desse Sábado (30/04/16) a Polícia Militar da cidade de Lagoa Nova foi acionada para atender uma ocorrência de tentativa de homicídio onde foi vítima de cutilada de faca, FRANCISCO ANDRÉ DA SILVA DE 33 ANOS natural de Lagoa Nova e teve como acusado EMANUEL CARLOS SANTOS DE 24 ANOS natural de Lagoa Nova que foi preso. A GU se deslocou rapidamente ao local, conseguiu prender o acusado e junto com a vítima foram conduzidos para unidade de saúde local para receber atendimento médico e logo depois para Caicó onde o acusado foi autuado, de acordo com intendimento do delegado, por lesão corporal.

Fonte: 3ª CIPM Currais Novos

Quatro são presos com dinheiro falso em Upanema

Segundo o Sgt Juscelino, comandante do Destacamento de Polícia da cidade de Upanema, o grupo tentou comprar algumas cervejas no centro da cidade e logo o dono do bar desconfiou que o dinheiro era falso e acionou a Polícia. Os quatro rapazes foram localizados e detidos quando tentavam aplicar o golpe em outro comerciante. A polícia apreendeu com os rapazes uma quantia de aproximadamente “Dois mil reais”, além de várias folhas de papel que já estavam impressas com notas de 10, 20 e 50 reais. Igor Gabriel Gondim Peixoto, de 18 anos de idade; Mateus Henrique Gondim Peixoto, de 20 anos; Sennyne Fernandes Pimenta, de 23 anos; Tobiassy Fernando Pimenta, de 18 anos. Eles foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal na cidade de Mossoró onde serão autuados conforme manda a lei.

Fonte: Passando na Hora

Drogas e celulares são apreendidos escondidos em colchão para preso

Foto: Divulgação / Degepol
Equipes da 7ª. Delegacia Regional de Polícia Civil e da Delegacia Municipal de Patu em conjunto com agentes penitenciários do Centro de Detenção Provisória (CDP) do município apreenderam drogas e celulares na unidade prisional, na manhã desta sexta-feira (29).
Os objetos foram encontrados escondidos dentro de um colchão, que seria entregue a um detento.

Fonte: Portal BO

Quatro pessoas são assassinadas em 12 horas em Natal e região metropolitana

Quatro pessoas foram assassinadas nas últimas 12 horas em Natal e na região metropolitana. Nenhum dos suspeitos de praticarem os crimes foram identificados ou presos.
De acordo com a Polícia Militar ao 190rn, Bruno Palhares Alves, 18 anos, foi assassinado a tiros na Rua Santa Madalena, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona norte de Natal. Populares informaram que próximo a uma de lagoa de captação e tinha um homem alvejado. Ao chegar ao local a PM visualizou Bruno Palhares já sem vida dentro de um veículo modelo palio.
Também na zona norte, Rafael Marcos Costa dos Santos, 20 anos, foi assassinado a tiros na Rua Jardim Esperança, no Parques dos Coqueiros. A PM ainda não conseguiu colher mais informações sobre o crime ou o que teria motivado.
Em Ceará-Mirim, dois homens foram assassinados dentro de casa durante a madrugada na Rua do Campo, no distrito de Gravatá. José Anderson Barbosa Pereira, 20 anos, e Felipe Barbosa Pereira, 16 anos, foram executados enquanto dormiam na frente da mãe. Testemunhas disseram que foram três homens armados, encapuzados que logo se evadiram após o crime. A Polícia Civil investigará o crime.
Em Nísia Floresta, Francisco Pereira da Silva Felinto, 28 anos, morreu após ser esfaqueado durante uma discussão em um bar na Rua Principal da cidade. Populares disseram que o acusado conseguiu fugir antes da chegada da Polícia.
Em todos os casos a Polícia Civil investigará os crimes e conta a com ajuda da população na identificação dos criminosos.

Fonte: 190/RN

A Polícia continua procurando moto roubada em Currais Novos que pode está sendo usada na prática de assaltos

 
A Polícia continua a procura de uma motocicleta Yamaha Fazer 150cc ano 2013/14 de placa OWB-7238, vermelha, que foi tomada de assalto sexta-feira passada (22) no Largo Júnior Toscano, Bairro JK, Currais Novos e pode ter sido usada num assalto ao Posto São Luiz no Sábado (23) onde os assaltantes usaram uma moto com as mesmas características sem placa e também pode ter sido usada em outro assalto a uma farmácia no centro de Currais Novos.
A Polícia conta com ajuda da população para localizar essa moto e chegar aos acusados. Se você caro leitor ver uma moto com essas características circulando por ai sem placa por pessoas suspeitas avise a polícia e sua identidade será mantida em sigilo. O contato poderá ser feito pelo o COPOM através do 190 ou se preferir pode entrar em contato pelo o Whatsaap (84) 9 9866-1904.

Fonte: Sd PM J. Júnior

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Foragido da justiça morre e outro elemento foge baleado durante assalto em Caraúbas/RN

Um assalto no Mercadinho O Esquinão Rede 10 terminou com tiroteio e morte, na manhã deste sexta-feira (29), na cidade de Caraúbas, na Região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte. Dois elementos tentavam assaltar o comércio, quando foram surpreendidos com a chegada de uma equipe policial. Um conseguiu fugir e o outro acabou baleado e faleceu no local.
Segundo informações da Polícia, o suspeito, identificado como Wendson Costa, natural de Umarizal, e que tinha fugido no dia 5 de março, do Pavilhão “B” do Presidio Provisório de Caraúbas, entrou no comercio com seu comparsa para roubar. Uma pessoa que ia passando na rua conseguiu acionar a Polícia, que chegou imediatamente ao local.
Os criminosos ao verem a chegada da Polícia Militar efetuaram disparos contra os PMs. Os policiais revidaram e conseguiram balear os dois assaltantes. Um morreu no local e o outro a polícia saiu em perseguição, mas o elemento roubou uma moto em uma oficina localizada na Rua Benjamim Constant e fugiu.
A Polícia Militar fechou as portas do comercio e fez o isolamento do local e aguarda a chegada da equipe do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP-RN) de Mossoró, para recolher o cadáver.

Fonte: Icem Caraúbas 

Acusado de furtar Igreja Católica é preso em Angicos

Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 29/04, a equipe de Polícia Civil de Angicos cumpriu um mandado de prisão preventiva em desfavor de Tyago Rhoamm Pereira Costa, de 28 anos. A prisão se deu após um cerco policial, com apoio da Polícia Militar, que se iniciou ainda na noite anterior.
A prisão foi decretada pelo Poder Judiciário de Angicos, após representação do Delegado de Polícia Civil à época dos fatos, e deu-se no curso de um processo judicial em que o réu responde por furto, em período noturno, à Igreja Católica da cidade. Na ação criminosa, Tyago Rhoamm arrombou a porta da Igreja e subtraiu a caixa de som utilizada nas celebrações das missas.
Tyago Rhoamm responde a pelo menos dez processos criminais por furto somente em Angicos, em que ele é apontado como autor de diversos arrombamentos a residências. Além desses processos, ele é investigado em inquérito policial que apura o furto da arma de um policial ocorrido na última terça-feira, 26/04.

Fonte: 190/RN

Dois corpos foram encontrados na estrada do óleo e poderão ser dos irmãos raptados na cidade de Guamaré

Corpos de dois jovens em estado de decomposição e com mãos amarradas, foram encontrados por um caçador na estrada do óleo, próximo ao trevo da BR 406, na região de Macau.
A Policia acredita que os corpos encontrados são de Erivan de Souza Costa Filho, de 20 anos de idade e de seu irmão Edvan de Souza Costa de 16, desaparecidos desde o dia 22 de abril, quando homens encapuzados invadiram sua residência localizada na travessa Sete de maio, em Guamaré e raptaram os irmãos durante a madrugada.
A Policia Militar e a Guarda Municipal já foram acionadas. A equipe da Delegacia Regional da Policia Civil de Macau já foi informada da ocorrência e acionou a equipe de plantão no Itep em Mossoró para os procedimentos e remoção dos corpos.
O local onde o caçador encontrou os corpos é de difícil acesso, fica numa estrada carroçável dentro de um matagal, sem acesso para carros.
Só após os trabalhos de necropsia será possível confirmar se os corpos encontrados são mesmo de Batata e Guigui.

Fonte: Guamaré em Dia

Viatura da PM é incendiada em Areia Branca

 
Uma viatura da Polícia Militar de Areia Branca na região da Costa Branca Potiguar foi incendiada na noite desta quinta feira 28 de abril. Segundo a PM a viatura estava estacionada em uma oficina mecânica para concerto e pode ter sido atacada por um vândalo. A Polícia Civil vai investigar se o incêndio foi criminoso ou se por um curto circuito na parte elétrica.

Fonte: 190/RN

Diretora da ARSEP discute convênio com prefeito de Lagoa Nova

 
A Diretora-Presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Rio Grande do Norte – ARSEP, a engenheira Kátia Pinto recebeu para uma reunião, o prefeito do município de Lagoa Nova, João Maria Assunção. O objetivo do encontro foi apresentar a Agência ao gestor e discutir a assinatura de um convênio de cooperação entre a prefeitura e esta Agência.
Desde 2015, a ARSEP trabalha com o intuito de firmar parcerias com os municípios para fiscalizar e regular a prestação dos serviços de saneamento básico no estado, essa demanda é atendida atualmente, em sua maioria, pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN, e pelos órgãos de Serviços Autônomos de Fornecimento de Água e Esgoto – (SAAEs), que são, gerenciados pelos próprios municípios.
Para garantir, que a relação entre prestadores e consumidores ocorra de maneira harmônica, a Lei Federal N° 11.445, de 2007, estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento e também determina que seja delegado a um órgão independente, a mediação dessa relação de consumo.
Ao final da reunião foi entregue ao prefeito uma minuta do convênio entre a ARSEP e a prefeitura municipal de Lagoa Nova. A análise do documento deverá acontecer nos próximos dias e ser discutida em uma nova reunião, ainda não definida pelos dois gestores.

Fonte: Lagoa Nova Verdade

Tenente da PM paraibana é preso suspeito de matar morador de rua em Natal

A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o tenente da Polícia Militar da Paraíba, Rizzardo Roderico Pessoa Queiroz de Rodrigues Gois, de 32 anos, na manhã desta sexta-feira (29).
O tenente, que mora em Natal, foi detido em cumprimento a um mandado de prisão temporária por ser apontado como o autor do homicídio de um morador de rua, conhecido como “Bob Marley”.
Segundo as investigações, o crime aconteceu no dia 26 de março de 2016, por volta das 20hs, no bairro Cidade Alta, em Natal.
“A vítima estava nas proximidades da casa do suspeito e neste dia, o tenente não queria que o morador de rua ficasse no local. O tenente pediu que Bob Marley saísse, mas ele não obedeceu. Logo depois, o suspeito foi até a residência e voltou com um objeto perfurante, que foi usado para matar a vítima. Também apuramos que ele deu uma surra no morador de rua”, detalhou o delegado Ben-Hur de Medeiros, diretor da DHPP. O tenente foi preso, no momento em que foi prestar depoimento na DHPP.

Fonte: Assessoria / Degepol

Quadrilha é preso por tráfico de drogas em Parnamirim

Policiais da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) prenderam em flagrante, nesta sexta-feira (29), Alan Marcos Zico Fonseca da Silva, 27 anos, Luana Raíssa Simões de Oliveira, 19 anos, Maria de Fátima Gomes Trajano, 26 anos, Nerildo de Farias Júnior, 32 anos, pelos crimes de tráfico de droga e associação para o tráfico. A prisão foi realizada através de uma denúncia anônima, afirmando que Luana, esposa de Israel de Andrade Maciel, 19 anos, preso ontem por tráfico de drogas, estaria guardando drogas em um condomínio em Nova Parnamirim.
Segundo o delegado da Denarc, Ulisses de Souza, uma equipe de policiais da delegacia foi deslocada ao local para fazer vigilância, quando chegaram três veículos ao condomínio e foram abordados pelos policiais. “Na abordagem, os policiais encontraram uma grande quantidade de drogas em um dos carros, um gol vermelho, sendo 24 quilos de cocaína, 13 quilos de crack, balança de precisão, além de R$ 2.250,00”, detalha o delegado Ulisses de Souza.

Fonte: 190/RN

Registro de homicídio em Caicó na zona norte da cidade

Registro de homicídio no bairro Recreio, na zona norte de Caicó, na tarde desta sexta-feira (29), por volta das 14h40. A vítima foi identificada por Alan Muricélio de Araújo, 27 anos, conhecido por “Murilo”. Ele foi atingido por vários disparos de arma de fogo, morrendo no local. Segundo estatísticas da PM, seria a 15ª morte violenta no município em 2016.
A nossa reportagem esteve no local e segundo relato de testemunhas, a vítima estava no Bar do Didi no mesmo bairro, quando recebeu um telefonema, ao sair do bar foi alvejado várias vezes. O ITEP fez a remoção do corpo para a devida necrópsia.

Fonte: Cardoso Silva

Vende-se casa de campo

Vende-se uma casa de campo, excelente casa, terreno 38 por 48, 3 quartos, 2 banheiros, 2 salas e cozinha, localizada nas Malhadas, 14 km de Currais Novos, a margem da RN - 041. Interessados ligarem para os fones: (84) 99979-8688 ou (84) 99995-9787. 

Crime de homicídio na zona rural de Assu

Na noite de quinta-feira 28/04 por volta das, a polícia militar foi informada de um crime de homicídio no sitio Palheiro zona rural de Assu. Segundo informações, homens fortemente armados retiraram a vítima de dentro de casa e mais um pouco na frente o executaram com cerca de seis tiros, a vítima por nome de Edmílson Vicente da Silva, conhecido por Cocó. Os criminosos estavam em veículo, que logo após o crime fugiram com destino ignorado. Policiais da Força Tática estiveram no local, realizando o isolamento, até a chegada da equipe do itep que fizeram a remoção do corpo para a sede do órgão.

Fonte: Focoelho

No RN, júri inocenta PMs da acusação de 22 mortes e grupo de extermínio

Terminou em meio à madrugada desta sexta-feira (29) o júri popular de parte dos acusados denunciados pela operação Hecatombe, realizada em 2013 pelo Ministério Público e Polícia Federal, que acusa 18 pessoas de participação em 22 homicídios e cinco tentativas de assassinatos no Rio Grande do Norte. Entre os denunciados estão seis policiais militares e um ex-PM. Dos quatro acusados que sentaram no banco dos réus, apenas um foi condenado. O julgamento, que começou ainda na manhã da quinta-feira (28), foi realizado no Fórum Desembargador Miguel Seabra Fagundes, em Natal.
Segundo a advogada Kátia Nunes, foram inocentados os PMs Itagibá Maciel de Medeiros e Rubens Bezerra da Rocha, além do comerciante Moisés Severiano da Silva, que também foi absolvido. Já o vaqueiro Osvaldo Galdino da Silva, acabou condenado a pouco mais de 11 anos de prisão em regime fechado.
“Mais que inocentar os policiais militares, é importante destacar que o júri entendeu que não houve formação de grupo de extermínio. Estamos desmistificando essa história de grupo de extermínio em nosso estado. Para se dizer uma coisa dessas, tem que se provar”, comemorou Kátia Nunes, responsável pela defesa do policial Itagibá. Os outros 14 acusados de envolvimento nos crimes aguardam julgamento em liberdade.

Fonte: G1/RN

Após troca de tiros e perseguição, criminosos são baleados e capturados em Natal

A Polícia Militar prendeu na manhã desta sexta-feira (29) um foragido da Justiça identificado como Francisco Alex da Silva Câmara, após uma tentativa de roubo no bairro de Capim Macio, na zona Sul de Natal. Francisco Alex e dois comparsas foram surpreendidos pela ação rápida dos militares que os flagraram ao tentar se evadir do local do roubo. Houve perseguição e os suspeitos atiraram contra os militares que reagiram diante da injusta agressão. Um suspeito foi neutralizado ainda em Capim Macio e Francisco Alex e outro comparsa foram capturados já na cidade de Parnamirim. Duas armas e o veículo foram apreendidos pelos militares.

Fonte: 190/RN

No RN, TCE suspende contrato de R$ 57 milhões do Estado com empresa

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) suspendeu um contrato de R$ 57 milhões da Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos (Searh) com a empresa VTI Serviços, Comércio e Projetos de Modernização e Gestão Corporativa LTDA. A suspensão foi decidida durante sessão realizada nesta quinta-feira (28).
O contrato suspenso é referente a um pregão vencido pela empresa VTI para estruturar um centro de desenvolvimento e sustentação de softwares para os órgãos da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte. No entanto, técnicos da Diretoria da Administração Direta do TCE identificaram exigências no processo de licitação que limitavam a competitividade de outras empresas.
De acordo com o pedido da Diretoria do TCE, algumas das exigências questionadas são a justificativa inconsistente para a realização do pregão na modalidade presencial, vistoria técnica obrigatória com prazo curto e profissionais pertencentes ao quadro permanente de pessoal do licitante. Segundo o voto do conselheiro Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior, relator do processo, está suspenso “qualquer ato administrativo que importe na contratação ou na execução contratual do Pregão Presencial vencido pela VTI Serviços, Comércio e Projetos de Modernização”.
Outro ponto questionado pelo TCE é o fato de a Searh ter licitado em lote único os três itens objeto do pregão: fábrica de software, gerenciamento de processos de negócios e escritório de projetos. Para a equipe técnica do Tribunal de Contas, o parcelamento dos objetos em lotes seria viável dos pontos de vista técnico e econômico, uma vez que diversas empresas oferecem os serviços de forma independente, aumentando a competitividade da concorrência.
“Entendo que o Poder Executivo busca uma definição de política de estado na área da Tecnologia da Informação e Comunicação, justificando, assim, a necessidade da aquisição de um centro de desenvolvimento e sustentação de sistemas (...). Contudo, a forma como se pretende adquirir macula o caráter competitivo do certame”, concluiu o relator.

Fonte: G1/RN

Desemprego atinge 11,1 milhões de brasileiros no primeiro trimestre

258399868_1-3
Fila em frente ao Centro de Apoio ao Trabalho em São Paulo – Paulo Fridman / Bloomberg
A taxa de desemprego no país ficou em 10,9% no primeiro trimestre, atingindo 11,1 milhões de pessoas, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Mensal, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. No trimestre anterior, encerrado em dezembro, a taxa foi de 9%. Analistas consultados pela Bloomberg estimavam que o resultado ficasse em 10,7%, com possibilidade de chegar a 11,1%.
A população desocupada foi estimada em 11,1 milhões de pessoas, alta de 22,2% ou mais 2 milhões de pessoas procurando emprego em relação ao contingente observado entre outubro e dezembro. No confronto com igual trimestre do ano passado, esta estimativa subiu 39,8%, um aumento de 3,2 milhões de pessoas desocupadas na força de trabalho.
Já a população ocupada foi estimada em 90,6 milhões de pessoas e apresentou redução de 1,7%, quando comparada com o trimestre de outubro a dezembro de 2015. Em comparação com igual trimestre do ano passado, foi registrada queda de 1,5%, representando menos 1,4 milhão de pessoas.
O número de empregados com carteira assinada (34,6 milhões) recuou em ambos os períodos de comparação. Frente ao trimestre de outubro a dezembro de 2015, a diminuição foi de 2,2%. Na comparação com igual trimestre do ano passado, a redução foi de 4% ou aproximadamente menos 1,4 milhão de pessoas nessa condição.
O rendimento médio real habitualmente recebido em todos os trabalhos, em R$ 1.966, ficou estável frente ao trimestre de outubro a dezembro de 2015 (R$ 1.961) e mostrou queda de 3,2% em relação ao mesmo trimestre do ano passado (R$ 2.031). A massa de rendimento real habitualmente recebida em todos os trabalhos (R$ 173,5 bilhões) ficou estável em relação ao trimestre de outubro a dezembro de 2015 e teve queda de 4,1% frente ao mesmo trimestre do ano anterior.
Por tipo de ocupação, o número de empregados no setor privado com carteira de trabalho assinada caiu 2,2% frente ao trimestre de outubro a dezembro de 2015 e 4% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. A categoria das pessoas que trabalharam por conta própria registrou aumento de 1,2% em relação aos três meses anteriores, o que significou um incremento de 274 mil pessoas neste grupo. Na comparação com o período de janeiro a março de 2015, constatou-se um aumento de 6,5%, o que representou um acréscimo de 1,4 milhão de pessoas. A participação dos empregadores apresentou uma redução de 5,8% em relação ao trimestre de outubro a dezembro de 2015 e, em relação ao trimestre de janeiro a março de 2015, a redução foi de 8,6%.
INDÚSTRIA FECHA 1,5 MILHÃO DE VAGAS
Na análise do contingente de ocupados por grupamentos de atividade, em relação ao trimestre encerrado em dezembro do ano passado, houve retração de 5,2% na indústria geral (-645 mil pessoas), de 4,8% na construção (-380 mil pessoas), de 1,9% na administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (-299 mil pessoas) e de 1,6% no comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (-280 mil pessoas). Nos demais grupamentos de atividade não houve variação estatisticamente significativa.
Frente a igual trimestre do ano passado, houve aumento em transporte, armazenagem e correio (4,3%, 184 mil pessoas); serviços domésticos (4,3%, 258 mil pessoas); alojamento e alimentação, (4%, 173 mil pessoas); e administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (2,4%, 358 mil pessoas). Nos grupamentos da indústria geral e da informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, verificou-se queda de 11,5% (menos 1,5 milhão de pessoas) e de 6,3% (menos 656 mil pessoas), respectivamente. Os demais grupamentos ficaram instáveis, informou o IBGE.
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o mercado formal de trabalho registrou, em março, um saldo negativo de 118.776 postos. Isso significa que mais vagas de trabalho com carteira assinada foram fechadas do que preenchidas no mês passado. Com o resultado, o país completou 12 meses consecutivos em que as demissões superaram as contratações.
No trimestre encerrado em fevereiro, de acordo com a Pnad, a taxa de desemprego no país acelerou mais uma vez e ficou em 10,2% — até então o pior resultado da série iniciada em 2012. Já a população desocupada totalizou a marca histórica de 10,4 milhões, crescendo mais de 40% em um ano.
A Pnad Contínua referente ao ano de 2015 mostrou que contingente de desocupados passou de 6,7 milhões de pessoas em 2014 para 8,6 milhões, quase 2 milhões de desempregados a mais. A taxa média de desemprego ficou em 8,5% no ano passado e foi a maior da série histórica do estudo.

Fonte: O Globo

Madrugada tem explosões e arrombamentos em três cidades da Paraíba

Carro usado em Igaracy foi encontrado queimado
Três pontos de atendimento bancário foram alvo de criminosos na madrugada desta sexta-feira (29), na Paraíba. Caixas eletrônicos de um banco privado foram explodidos em Juarez Távora e Igaracy e uma agência dos Correios foi arrombada em Fagundes. Os casos aconteceram entre as 2h e 3h30 e, até a publicação desta matéria, nenhum suspeito havia sido preso.
Em Juarez Távora (Agreste paraibano, a 75 km da Capital), assaltantes detonaram explosivos em um caixa eletrônico de um terminal de atendimento bancário, mas não conseguiram ter acesso ao cofre, de acordo com o sargento Nilton, do Batalhão da PM em Alagoa Grande.
Conforme o policial, pelo menos quatro homens participaram da ação. Eles fugiram em um carro e uma moto, espalhando grampos pela pista para evitar perseguição policial.
Já em Igaracy (Sertão do estado, distante 454 km de João Pessoa), criminosos explodiram, por volta das 2h30, um caixa eletrônico de um terminal bancário. Eles fugiram levando dinheiro, segundo o sargento A. Lopes, da PM em Piancó.
Durante a fuga, os bandidos atiraram várias vezes para o alto. Um carro que teria sido utilizado pelo grupo foi encontrado queimado na estrada que liga o município a São José de Caiana.
Por volta das 2h, bandidos arrombaram a agência dos Correios em Fagundes (Agreste do estado, a 120 km de João Pessoa). Os assaltantes também teriam realizado explosões, mas a polícia não informou se algum dinheiro foi roubado.

Fonte: Portal Correio

Jovem suspeito de tentar roubar motocicleta é baleado e morto

Foto: Sérgio Costa / Portal BO
Um jovem ainda não identificado foi morto a tiros, na noite desta quinta-feira (28), quando supostamente teria tentado roubar uma motocicleta. Um homem não identificado teria testemunhado a ação e atirou contra o suspeito.
A ocorrência foi registrada na rua Nova Russas, no Santa Catarina, na zona Norte de Natal. Populares informaram que o jovem teria tentado roubar uma motocicelta de um homem que estava em uma cigarreira.
Foi então que um desconhecido ia passando próximo ao local e teria testemunhado o caso. Armado, o homem então atirou contra o suspeito, que caiu morto. O jovem baleado não estava com nenhum documento e, por isso, não foi identificado.

Fonte: Portal BO

Suspeitos de explosões a banco no RN é preso na Paraíba

 
A Divisão de Combate e Investigação ao Crime Organizado (DEICOR) apoiou uma ação da Polícia Civil da Paraíba, que culminou com a prisão em flagrante de “Alemão de Japi”, na manhã desta quinta-feira (28). Ele é suspeito de participar de roubos e furtos a bancos, como a explosão de caixas do Banco do Brasil da cidade de Araruna.
“Alemão de Japi” foi detido portando dois revólveres municiados, quando estava na zona rural de Japi. A prisão do suspeito também contou com a colaboração de policiais militares paraibanos do Choque.

Fonte: 190/RN

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Tio que matou sobrinho em 2013 é condenado a mais 22 anos de reclusão em Caicó

O Tribunal do Juri popular em Caicó condenou no dia de hoje a pessoa de João Bosco da Nóbrega Costa pela morte do seu sobrinho Thallys da Nóbrega Bezerra, morto com golpe de punhal, fato ocorrido em 10 fevereiro de 2013 momento que acontecia a festa de momo.
O réu foi condenado crime de homicídio triplamente qualificado com pena de 22 anos e 06 meses de reclusão.
A tese de homicídio triplamente qualificado sustentada pelo Ministério Público, foi acatada pelos jurados. De acordo com o promotor Geraldo Rufino de Araújo Júnior, o crime foi praticado por motivo fútil, ou seja, João Bosco, matou o sobrinho Thalys, porque estava incomodado com a comemoração de carnaval que estava acontecendo na residência aonde ele estava, que era de seus familiares; usou de meio cruel, que foi a punhalada no coração e ainda o meio que impossibilitou a defesa da vítima.

Fonte: 190 RN

'Milagre', diz mãe de jovem baleado em assalto a ônibus escolar no RN

Maria Verônica Oscar, mãe de Jonas, disse que é um milagre o filho ter sobrevivido aos tiros (Foto: Eduardo Rodrigues/Inter TV Cabugi)
Maria Verônica Oscar, mãe de Jonas, disse que é um milagre o filho ter sobrevivido aos tiros (Foto: Eduardo Rodrigues/Inter TV Cabugi)
"É um milagre de Deus ele estar vivo". As palavras são da merendeira Maria Verônica Oscar, mãe do jovem Jonas Fernandes Oscar Baracho, de 24 anos. Auxiliar de serviços gerais, o jovem levou quatro tiros na noite desta quarta-feira (27) durante um assalto a um ônibus escolar que transportava estudantes universitários de Natal para Extremoz, cidade da região metropolitana da capital potiguar. Um dos criminosos foi preso.
Jonas está internado no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, para onde foi socorrido. A mãe conta que o estado de saúde do filho é considerado estável e que ele não corre risco de morrer. Os tiros atingiram a cabeça, o abdômen e os dois braços do ASG. "A bala que atingiu a cabeça dele está alojada no céu da boca. Outra, no braço", disse Maria.
Segundo o hospital, Jonas deve ser transferido para um hospital de Extremoz ainda nesta quinta-feira para fazer um raio-x. É que o aparelho do Walfredo Gurgel está quebrado. "Depois, ele volta para o Walfredo para fazer as cirurgias necessárias", acrescentou a mãe.
"Só podemos pedir proteção a Deus, já que a insegurança no nosso estado aumenta todos os dias", desabafou a merendeira. "Meu filho é trabalhador e não merecia ser baleado. Ele se levantou para proteger uma aluna que estava dormindo no momento dos disparos. É um milagre de Deus ele estar vivo", acrescentou ao falar com o G1.
O assalto
O ASG, que trabalha na Faculdade Natalense de Ensino e Cultura (Fanec), foi baleado por volta das 23h. O ônibus alvo dos assaltantes transitava pela estrada de Pitangui, na entrada da comunidade de Contendas, quando o veículo retornava ao município de Extremoz. Quatro homens armados atiraram contra o ônibus no intuito de forçar o motorista a parar o veículo. Um carro da PM que passava pelo local perseguiu os criminosos. Um deles foi preso e levado para a Delegacia de Plantão da Zona Norte da capital. Os outros fugiram por uma região de mata fechada.
A Prefeitura de Extremoz informou que o ônibus transporta estudantes de Pitangui e comunidades vizinhas para faculdades e universidades em Natal. Quando as aulas acabam, o veículo retorna com os alunos para o município. Jonas, que estava de carona, voltava para casa. Ele mora em Pitangui.

Fonte: G1/RN